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Constituição e soberania na Guerra Civil Americana

Processo: 14/04407-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:Eunice Ostrensky
Beneficiário:Breno Herman Mendes Barlach
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/08162-5 - Soberania e constituição durante a Guerra Civil americana, BE.EP.MS
Assunto(s):Constituição   Filosofia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:constituição | história americana | história do pensamento político | Teoria Política | Filosofia Política

Resumo

Entre a fundação dos Estados Unidos, em 1776, até a Guerra Civil iniciada em 1861, a política desse país foi em grande parte marcada por uma divisão geográfica entre um sul escravocrata e um norte livre. Durante o século XIX, muitos dos debates públicos do país se fundamentaram em discussões sobre o real interesse dos founding fathers, e como os documentos do período revolucionário deveriam ser interpretados. A partir dos anos 1850, intensifica-se a disputa sobre o alcance da Constituição em limitar ou expandir a escravidão, em decorrência da aceleração da ocupação do Oeste. Nesse contexto, as tensões aumentam, culminando no conflito da década seguinte. A pesquisa proposta neste projeto pretende entender como o debate público em torno da Guerra Civil reinterpretou e reformulou conceitos centrais da ciência política, tais como constituição, cidadania, direitos, liberdade, entre outros. O foco estará na noção de direito dos estados, que, juntamente com o risco de abolição, estava no cerne da argumentação política dos estados sulistas durante a guerra civil. A análise de documentos, como discursos de atores políticos, editoriais de jornais e panfletos do período entre o início da Guerra (1861) à aprovação da 15º emenda, em 1870, permitirá entender como, naquele contexto, os atores atualizavam as linguagens dos debates do período da Independência. A utilização dos conceitos pocockianos langue e parole serão cruciais para a compreensão dos efeitos do discurso (parole) na linguagem (langue) que o sustenta.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARLACH, Breno Herman Mendes. E onde esteve o povo? Nacionalidade e exclusão no período da Guerra Civil Americana (1861-1865). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.