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O processo de recontextualização por hibridismo da proposta curricular de geografia da CENP (1988) na atual proposta curricular do estado de São Paulo para o ensino de Geografia do ensino fundamental

Processo: 14/06969-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Giovanna Ermani
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Currículo de ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Ensino de Geografia | Recontextualização | Ensino de geografia

Resumo

Esta pesquisa analisará como se dá o processo de recontextualização por hibridismo da Proposta Curricular para o Ensino de Geografia de 1989 da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) no atual documento curricular oficial de geografia do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Mesmo considerando as muitas mudanças na sociedade brasileira, ocorridas a partir da década de 1980, percebe-se que há uma permanência de discursos oriundos de diferentes tempos/contextos nos atuais currículos escolares. Esse projeto tem por objetivo compreender como a corrente metodológica representada pela geografia crítica que fundamentava a Proposta Curricular da CENP no final da década de 1980 ainda tem influenciado os currículos mais atuais. Essa influência será analisada com base no conceito de recontextualização por hibridismo, formulado por Alice Casimiro Lopes a partir dos conceitos de hibridismo, de Canclini e de recontextualização de Bernstein. (AU)

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