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Vehicle localization using Gaussian process Occupancy MAPS

Processo: 14/09096-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 07 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 06 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Alberto Yukinobu Hata
Supervisor: Fabio Tozeto Ramos
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Sydney, Austrália  
Vinculado à bolsa:12/02354-1 - Localização de veículos autônomos em ambientes urbanos utilizando mapas métricos contínuos, BP.DR
Assunto(s):Processos gaussianos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:localização | Processos Gaussianos | Veículos autônomos | Robótica Móvel

Resumo

A localização é uma informação fundamental para carros autônomos por tornar possível manobras como ultrapassagem, conversão e direção nas estradas. Dispositivos GPS comerciais possem uma alta imprecisão, principalmente em ruas urbanas devido à presença de construções que bloqueiam o recebimento dos sinais de GPS. Uma solução largamente adotada para a estimação da localização é a combinação das informações do sensor com um mapa previamente construído do ambiente. Mapas métricos têm sido adotados para localização veicular, porém são sensíveis à oclusão e associados a um alto consumo de memória. Em vias urbanas, características das ruas (formato da rua, sinalização vertical e horizontal) são geralmente utilizados na localização de veículos. Assim, carros e pedestres podem dificultar na detecção das características das ruas, os quais podem prejudicar na localização veicular.Recentemente, Simon O'Callaghan e Fábio Ramos propuseram um método de mapeamento inovador denominado mapa contínuo de processo gaussiano (GPOM). A grande vantagem desta representação é a sua robustez à oclusões e a sua capacidade de representar o ambiente por meio de um espaço contínuo e assim, dispensar a representação por grades (mapa métrico). Através da representação GPOM é possível estimar a ocupação de áreas bloqueadas por obstáculos e que os sensores não puderam observar.Este projeto propõe o desenvolvimento de um método de localização que usa estrutura GPOM para obter a posição de veículos em áreas urbanas. A percepção do ambiente será realizada exclusivamente por um sensor laser multi-feixe. A principal contribuição deste trabalho será o método de localização que não requer processamento adicional para lidar com obstáculos. Além disso, a representação de ambientes extensos pode ser otimizada por dispensar a discretização do mapa, como ocorre nos mapas métricos tradicionais. A localização será testada em um protótipo de carro autônomo percorrendo vias urbanas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HATA, ALBERTO Y.; RAMOS, FABIO T.; WOLF, DENIS E.. Monte Carlo Localization on Gaussian Process Occupancy Maps for Urban Environments. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. 19, n. 9, p. 2893-2902, . (12/02354-1, 14/09096-3)
HATA, ALBERTO Y.; WOLF, DENIS F.. Feature Detection for Vehicle Localization in Urban Environments Using a Multilayer LIDAR. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. 17, n. 2, p. 420-429, . (12/02354-1, 14/09096-3)
HATA, ALBERTO YUKINOBU; WOLF, DENIS FERNANDO; RAMOS, FABIO TOZETO; KULIC, D; NAKAMURA, Y; KHATIB, O; VENTURE, G. Particle Filter Localization on Continuous Occupancy Maps. 2016 INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON EXPERIMENTAL ROBOTICS, v. 1, p. 10-pg., . (14/09096-3, 12/02354-1)