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Saberes da creche: um olhar sobre os processos formativos e identidade profissional das professoras de uma CEMEI de São Carlos, SP

Processo: 14/05774-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Regina Onofre
Beneficiário:Andressa de Oliveira Martins
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Identidade profissional   Formação de professores   Saberes escolares   Creches   Entrevista   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creche | Educação Infantil | formação de professores | Identidade profissional | Parceria universidade-rede | Profissionais da Creche | Educação Infantil

Resumo

A pesquisa aqui apresentada é parte das discussões promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência/UFSCar e de um Projeto de Extensão em uma CEMEI de São Carlos, SP. O objetivo deste estudo é o de analisar os processos formativos e identidade profissional das professoras participantes do Projeto de Extensão, refletindo sobre a construção e ressignificação da docência. Com o apoio teórico de autores como Alessandra Arce, Antonio Nóvoa, Maria Lúcia Machado, Maria Malta Campos, Maurice Tardif, e Sonia Kramer, a pesquisa, de natureza qualitativa será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com as 20 profissionais participantes do projeto (educadoras, professoras, gestora e agentes educacionais). Com o presente estudo, pretendemos suprir a ausência de valorização e reconhecimento social, político e profissional que, historicamente, as profissionais da educação infantil vêm enfrentando ao longo dos séculos no Brasil, tanto no campo das Políticas Públicas, quanto no enfrentamento do cotidiano de trabalho. Nesse sentido, defendemos uma política de formação continuada voltada para a valorização, compromisso político e educacional dessas profissionais que tome por referência a escola como lócus de formação possibilitando a parceria entre universidade-rede e, consequentemente, o reconhecimento e importância que esse nível de ensino tem para a sociedade.

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