Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da língua materna na aprendizagem de Inglês como língua estrangeira

Processo: 14/04667-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Mari Kaneko Marques
Beneficiário:Marília da Silva Corrêa Lemos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Línguas estrangeiras modernas   Língua materna   Aprendizagem de língua estrangeira   Vocabulário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de segunda língua | língua materna e língua estrangeira | línguas estrangeiras modernas

Resumo

No contexto da sala de aula, o professor de língua estrangeira frequentemente encontra situações de uso de língua materna feitas por seus alunos e por ele próprio, apesar da tentativa de evitar que tais situações ocorram. Essa questão sobre o uso da Língua Materna (LM) durante o aprendizado de uma Língua Estrangeira (LE) se divide em duas vertentes: aqueles que a observam como limitadora do aprendizado de uma Língua Estrangeira (LE), e aqueles que a observam como facilitadora de tal aprendizado. Estudos na área de ESL (English as a Second Language) afirmam que o aprendizado de uma LE presume a maximização da exposição à LE, separação entre língua materna e LE, e uso contínuo da LE na sala de aula (NAZARY, 2008). Entretanto, outros estudos parecem ter encontrado resultados satisfatórios no uso da língua materna durante o aprendizado da LE. Para Ringbom (1992), a língua materna funciona como facilitadora do aprendizado de vocabulário, da clareza de tarefas, do entendimento de conceitos gramaticais, e da redução do filtro afetivo. Valendo-se dessa questão, o presente projeto busca investigar as relações entre língua materna e língua estrangeira, a fim de auxiliar na formação de professores de LE.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)