Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de tolerância a altas temperaturas e deficiência hídrica em acessos de feijão mulatinho

Processo: 14/01695-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 19 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rogério Peres Soratto
Beneficiário:Ana Claudia de Lima Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Escassez de água   Alta temperatura   Calor   Feijão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:calor | coleção temática | Deficiência Hídrica | feijão carioca | feijão mulatinho | Phaseolus vulgares | Fisiologia Vegetal; Mudanças Climáticas

Resumo

O clima é fator imprescindível para a agricultura. Frente às mudanças climáticas situações extremas relacionando água e temperatura são determinantes para a produção agrícola. A produção de alimentos, como o feijão, estará ameaçada desde que não se desenvolva cultivares para maior tolerância à seca e alta temperatura para ambientes produtores já estabelecidos e importantes para a população brasileira. Banco de dados fenotípicos e genotípicos gerados na área de recursos genéticos auxilia na escolha de genitores com características desejáveis, que possuam variabilidade alélica e produzam populações segregantes promissoras. No acervo de germoplasma de feijão comum do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Arroz e Feijão existem 745 acessos de feijão do grupo comercial mulatinho, grupo importante, tanto pelo cultivo como, pela possibilidade de seleção de características interessantes às extremidades climáticas, devido ao ambiente de cultivo onde predominam solos de baixa fertilidade e clima seco e quente, como o norte de Minas Gerais e região Nordeste do país. Será realizado screening inicial, em que serão selecionados 100 acessos mais pertinentes às características buscadas para cultivares com este tipo de grão. Os acessos selecionados, sendo 90 tolerantes e dez suscetíveis, serão submetidos a testes mais minuciosos com relação a cada característica buscada. Dos 100 acessos testados e analisados, serão selecionados os 30 melhores, ou seja, os 30 acessos que mais se destacarem em cada característica buscada e seus respectivos contrastantes. Essas coleções temáticas com os respectivos contrastantes serão avaliadas e caracterizadas bioquimicamente, fisiologicamente e agronomicamente com mais detalhamento, inerente a cada característica buscada, tanto em lavouras de pequenos produtores e agricultores de base familiar como em lavouras empresariais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, A. C. L.; MACHADO, A. T.; TORGA, P. P.; SILVA-NETO, C. M.; BUSTAMANTE, P. G.; BIANCHINI, P. C.; SORATTO, R. P.; DE OLIVEIRA, J. P.. Common bean (Phaseolus vulgaris) mulatinho type accessions conserved ex situ in Brazil. Genetics and Molecular Research, v. 20, n. 2, . (14/01695-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Claudia de Lima. Caracterização morfoagronômica de acessos de feijão (Phaseulos vulgaris L.) mulatinho visando a obtenção de coleção temática para tolerância às altas temperaturas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.