Busca avançada
Ano de início
Entree

HQ em materiais didáticos para o ensino de Espanhol/LE

Processo: 14/00677-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rosa Yokota
Beneficiário:Aline Cristina Polin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Língua espanhola   Material didático   Ensino médio   Multiplicidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Espanhol | Hq | material didático | Quadrinhos | Espanhol

Resumo

Este projeto objetiva analisar a presença e a forma de utilização das histórias em quadrinhos (HQ) em materiais didáticos para o ensino de espanhol no Ensino Médio. Nos dias atuais, é muito complexo atrair a atenção dos jovens para o aprendizado da Língua Espanhola. O ensino da língua espanhola é importante tanto por questões políticas e econômicas na América Latina quanto pela sua expressividade cultural e a necessidade de interação dos brasileiros em outras línguas. Os livros didáticos (LD), principal material didático utilizado em sala de aula, contam com uma grande quantidade de textos de muitos gêneros. Dentre a gama de gêneros textuais, os quadrinhos ainda têm uma preferência tanto pelos professores quanto pelos alunos, por seu dinamismo, linguagem e multiplicidade de interpretação. Assim, a presente pesquisa procurará contribuir para a compreensão e uso adequado de HQs em materiais didáticos de espanhol/LE.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)