Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação e participação política em josé pedro varela: a reforma vareliana como instrumento de democracia e progresso no uruguai (1864-1879)

Processo: 14/06151-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Marcos Sorrilha Pinheiro
Beneficiário:Elvis de Almeida Diana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Progresso   Democracia   Uruguai
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Democracia | José Pedro Varela | Progresso | Reforma Vareliana | Uruguai | Uruguai

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca do ideário de José Pedro Varela (1845-1879) e a sua proposta de uma reforma educacional no Uruguai caudilho do século XIX, a partir de uma perspectiva situada no campo da História Intelectual. O que se propõe é, por meio do conceito de intencionalidades, de Quentin Skinner e John G. A. Poccock, relacionar as ideias políticas de Varela com os principais debates e publicações realizadas por este intelectual no período trabalhado sobre a questão da instrução pública no Uruguai. Parte-se da premissa de que, por meio das propostas de educação estabelecidas por ele, existe uma intenção política mais ampla, que visava a implementação da democracia e das liberdades individuais, mais relacionadas aos direitos de participação popular e consciência política para os habitantes do país platino. Além disso, tem-se como pressuposto que, por meio das propostas de Varela, existe uma idéia de como se deveria ser o Uruguai, em termos de modernização política e estabilidade social. Para que "tal projeto de Uruguai" seja desvelado de seus escritos, serão utilizados escritos do autor em alguns periódicos da época, além das obras Legislação escolar e A Educação do Povo, também de sua autoria. Da mesma forma, utilizar-se-ádos escritos de alguns de seus contemporâneos, como Carlos María Ramírez e Francisco Antonio Berro, para que se tenha uma maior compreensão acerca dos embates em torno da questão educacional e, conseqüentemente, do projeto de nação uruguaia nela inserido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIANA, Elvis de Almeida. Educação e cidadania política em José Pedro Varela: a reforma vareliana como instrumento de democracia e progresso no Uruguai (1865-1881). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.