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Educação e cidadania política em José Pedro Varela: a reforma vareliana como instrumento de democracia e progresso no Uruguai (1865-1881)

Texto completo
Autor(es):
Elvis de Almeida Diana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Franca. 2016-09-21.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca
Data de defesa:
Orientador: Marcos Sorrilha Pinheiro
Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca do ideário de José Pedro Varela (1845-1879) e a sua proposta de uma reforma educacional no Uruguai caudilhista do século XIX, a partir de uma perspectiva situada no campo da História Intelectual. Neste sentido, propomos, por meio do conceito de “contextualismo lingüístico” de Quentin Skinner e John G. A. Pocock, relacionar as ideias políticas de Varela com os principais debates e publicações realizadas por esse intelectual no período trabalhado sobre a questão da educação pública no Uruguai. Partimos do pressuposto de que, por meio das propostas de educação estabelecidas por ele, existe uma intenção política mais ampla que visava a implementação da democracia e a consolidação das práticas republicanas no país. Além disso, acreditamos que, por meio das propostas de Varela, existe uma ideia de como deveria ser o Uruguai, em termos de estabilidade política e social. Para que “tal projeto de Uruguai” seja desvelado de seus escritos, utilizaremos escritos do autor em alguns periódicos e jornais da época, além das obras La Educación del Pueblo e La Legislación Escolar, também de sua autoria. Da mesma forma, por meio da análise dos espaços de sociabilidade e os “microclimas” – nos dizeres de Jean François Sirinelli - dos homens de letras no país, recorreremos eventualmente aos escritos de alguns de seus contemporâneos, como Carlos María Ramírez, Agustin de Vedia, Lucas Herrera y Obes, Juan Zorrilla de San Martin, entre outros, para que possamos ter uma maior compreensão acerca dos embates em torno da questão educacional e, conseqüentemente, do projeto republicano de nação uruguaia nela inserido. (AU)

Processo FAPESP: 14/06151-3 - Educação e participação política em josé pedro varela: a reforma vareliana como instrumento de democracia e progresso no uruguai (1864-1879)
Beneficiário:Elvis de Almeida Diana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado