Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor

Processo: 14/10397-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Carmen Zink Bolognini
Beneficiário:Davi Faria de Conti
Supervisor: Nicholas Constantine Burbules
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/15508-0 - Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BP.DR
Assunto(s):Pedagogia crítica   Análise do discurso   Formação continuada do professor   Tecnologias digitais   Tecnologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | aprendizagem ubíqua | Educação e Tecnologia | pedagogia crítica | Linguagens e Tecnologias

Resumo

Esta pesquisa de doutorado, em curso, visa a analisar a formação continuada oferecida aos professores pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) voltada para a introdução da tecnologia digital em sala de aula, interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital em circulação e sobre os discursos em cena nesse processo. Buscamos compreender os sentidos de tecnologia e escola em jogo na relação, bem como refletir sobre as perspectivas de educação para as quais o discurso que sustenta esses sentidos aponta. Constituem nosso material de análise os textos em circulação no curso à distância "Introdução à Educação Digital", oferecido aos professores pelo MEC através do eProinfo e etnografia composta pela observação de professores da rede pública estadual em Campinas-SP na preparação e realização de aulas, bem como por entrevistas com os mesmos sujeitos. Apresentamos aqui um projeto de pesquisa a ser realizado durante uma estadia de oito meses na University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, sob a supervisão do Prof. Dr. Nicholas C. Burbules, PhD. Nosso objeto de estudo, além de ter sido abordado na bibliografia nacional, tem sido considerado pela literatura estadunidense, para a qual Burbules contribuiu extensivamente. Além disso, o docente ocupa, atualmente, a diretoria do Ubiquitous Learning Institute da University of Illinois, que reúne diversas pesquisas sobre tecnologia digital e educação. Dessa forma, os principais objetivos deste estágio no exterior são promover intercâmbio científico com outros pesquisadores e sofisticar a abordagem teórica e metodológica do corpus da pesquisa em andamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)