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Análise da crítica de cinema brasileira nos anos 80 a partir de pesquisa em arquivos do MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo)

Processo: 13/16719-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Marina Soler Jorge
Beneficiário:Viviane Cristina da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História do cinema   Cinema brasileiro   Cinema novo   Acervo museológico   Arquivos de filmes   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Crítica de Cinema | História da Arte | história do cinema | Crítica de cinema

Resumo

Este projeto tem como objetivo a análise e o estudo de uma parte importante do acervo do MIS - Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo - que se constitui como material de pesquisa fundamental dentro do tema da crítica de cinema brasileira. Trata-se do registro sonoro de debates e mesas redondas sobre cinema brasileiro compostos por importantes críticos e pensadores da cultura nacional, como Jean-Claude Bernardet, Carlos Augusto Machado Calil e Inácio Araújo, e por cineastas, artistas e técnicos que trabalhavam e/ou trabalham diretamente na feitura de filmes, como João Batista de Andrade, Aníbal Massaini, Aloysio Raulino, Denoy de Oliveira, Renato Tapajós e outros. Dentre o vasto acervo de registros sonoros de debates e mesas redondas produzido e mantido pelo MIS, este projeto propõe-se a analisar aquele referente aos anos 80, período no qual o cinema brasileiro encontrava-se numa situação delicada de refluxo artístico e crise financeira causados, sobretudo, pelos problemas econômicos da Embrafilme e do país de modo geral e pelo esvaecimento das propostas estéticas mais radicais que caracterizaram o Cinema Novo e o Cinema Marginal e que pareciam não ter mais lugar num contexto de prolongamento do regime militar, avanço da indústria cultural e cristalização de uma ambígua relação entre artistas e Estado.

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