Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

Processo: 14/13167-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Silvio Henrique Fiscarelli
Beneficiário:Juliana Ferreira Blandino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia educacional   Tablet (dispositivos móveis)   Alfabetização   Ensino fundamental   Escola pública

Resumo

Esta proposta de pesquisa tem por objetivo investigar o uso de objetos de aprendizagem como mecanismo de apoio a alunos com dificuldade no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. A investigação busca verificar como a inclusão do referido recurso tecnológico, acompanhado de uma proposta pedagógica, pode auxiliar os alunos superarem as dificuldades de aprendizagem. As novas tecnologias de informação e comunicação vêm sendo consideradas ferramentas importantes para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inovação das práticas pedagógicas. Os objetos de aprendizagem, recursos focalizados nesta pesquisa, são capazes de tornar o processo educativo mais contextualizado, lúdico e interativo, características que podem ajudar na compreensão dos conteúdos estudados, contribuindo assim com a prática docente. Assim, nesta pesquisa, propomos utilizar os objetos de aprendizagem durante as atividades de recuperação contínua, em sala de aula, nas quais o professor-auxiliar trabalha individualmente e de forma diferenciada com o grupo de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem serão instalados em 3 ou 4 tablets, e utilizados coletivamente pelo grupo de alunos em recuperação sob a coordenação da Professora Auxiliar (PA) e supervisão da pesquisadora. Posteriormente, as observações e dados coletados durante o processo de uso dos objetos de aprendizagem serão analisados buscando compreender se houve redução das dificuldades dos alunos e melhorias e ganhos relacionados ao processo de alfabetização. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BLANDINO, Juliana Ferreira. Produção de levana e bioetanol utilizando cascas de banana por Zymomona mobilis. 2013. 93 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.