Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora em escolares do ensino público fundamental I

Processo: 14/16078-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Monique Herrera Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/25279-5 - Relação entre habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora em escolares do ensino público fundamental I, AP.R
Assunto(s):Educação   Leitura   Linguagem escrita   Metalinguagem   Avaliação da aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Compreensão de Leitura | Educação | Fonoaudiologia | Leitura | Linguagem Escrita

Resumo

Este estudo tem como objetivos caracterizar e relacionar o desempenho em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora de escolares do 3o ao 5o ano do ensino fundamental I. Participarão deste estudo 270 escolares do 3o ao 5o ano do ensino fundamental de três escolas públicas municipais, de ambos os gêneros, na faixa etária de oito anos a dez anos e 11meses de idade, divididos em três grupos, GI (composto por 90 escolares do 3o ano), GII (composto por 90 escolares do 4o ano), e GIII (composto por 90 escolares do 5o ano). Os escolares serão submetidos à aplicação do protocolo de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) e a avaliação da compreensão de leitura. Os resultados serão analisados estatisticamente utilizando o Teste de Mann-Whitney objetivando verificar as diferenças entre os grupos estudados para as variáveis de interesse nas provas do PROHMELE. Para a descrição e comparação dos resultados da avaliação da compreensão de leitura entre os três grupos estudados, será utilizado o Teste de Kruskal- Wallis, com o intuito de verificarmos possíveis diferenças entre os três grupos estudados. O grau de relação entre as habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão de leitora será verificada por meio do teste de Análise de Correlação de Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)