Busca avançada
Ano de início
Entree

As concepções e expectativas das crianças e dos profissionais sobre o espaço educacional

Processo: 14/13097-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
Beneficiário:Ariadne de Sousa Evangelista
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Crianças   Profissionais do ensino   Ambiente escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Espaço educacional | lugar | Educação Infantil

Resumo

Este projeto de pesquisa vincula-se ao programa de pós-graduação de mestrado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT - UNESP), a linha infância e Educação e ao grupo de pesquisa FOPREI (Formação de Professores para Educação Infantil). Tem por objetivo identificar qual a visão de crianças em relação aos espaços e quais os seus desejos e expectativas sobre os mesmos, analisando a qualidade desses ambientes e os aspectos que podem facilitar ou prejudicar a socialização, o acolhimento, o sentimento de pertencimento e a identidade do grupo, bem como identificar como o professor(a), o diretor(a) e o(a) orientador(a) pedagógico(a) concebem a organização do espaço, se o utilizam com intencionalidade educativa e se vislumbram alguma alteração no espaço atual. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, envolvendo discussões sobre espaço, ambiente e lugar, com ênfase na educação infantil. O campo de investigação será uma instituição pública de Presidente Prudente, situada no interior do estado de São Paulo. Os procedimentos de coleta de dados serão: poemas de desejos (Wish Poems) das crianças, retratando os espaços que mais gostam da escola; observação das crianças, com registro e fotografias dos lugares; entrevistas semi-estruturadas com o professor(a), o orientador(a) e o diretor(a) da escola; seleção visual, com todos os sujeitos da pesquisa e, por fim, o poema de desejos, retratando o que estes sujeitos alterariam no espaço da escola, se pudessem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EVANGELISTA, Ariadne de Sousa. Concepções e expectativas de crianças e de profissionais sobre o espaço na Educação Infantil. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.