Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração morfológica do crânio e aspectos evolutivos relacionados em Feliformia (Carnivora)

Processo: 14/12403-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 29 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Thiago Macek Gonçalves Zahn
Supervisor no Exterior: Jason B. Wolf
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/07299-1 - Integração morfológica no crânio e evolução da morfologia craniana em Feliformia (Carnivora; Mammalia), BP.MS
Assunto(s):Carnivora

Resumo

O projeto de Mestrado do candidato em andamento tem o objetivo de caracterizar padrões e magnitudes de integração morfológica no crânio em Feliformes (Carnivora) dentro do contexto da genética quantitativa, comparando os resultados obtidos entre as famílias do clado e com os dados existentes para outros grupos de mamíferos. O principal objetivo desta proposta de Estágio de Pesquisa é permitir a coleta de dados em museus de história natural europeus, assim fornecendo ao conjunto dos dados coletados amostras apropriadas de clados com pouca representação em coleções zoológicas Sul-Americanas. Ademais, o contato durante o Estágio com outros pesquisadores envolvidos com os temas de genética evolutiva e evolução fenotípica fomentará também a experiência do candidato nestas áreas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE MACHADO, FABIO; GONCALVES ZAHN, THIAGO MACEK; MARROIG, GABRIEL. Evolution of morphological integration in the skull of Carnivora (Mammalia): Changes in Canidae lead to increased evolutionary potential of facial traits. Evolution, v. 72, n. 7, p. 1399-1419, JUL 2018. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.