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A teoria do reconhecimento de Axel Honneth e o conceito de grupo como ambiente concreto de formação para a intersubjetividade

Processo: 14/11048-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Pedro Laudinor Goergen
Beneficiário:Maurício Rebelo Martins
Supervisor: Francesc Jesús Hernàndez i Dobon
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de València, Espanha  
Vinculado à bolsa:12/12060-5 - A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais, BP.DR
Assunto(s):Liberdade   Moral   Reconhecimento   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | grupo | Liberdade | moral | reconhecimento | sociedade | Filosofia da Educação

Resumo

O presente projeto de estágio doutoral pretende investigar, analisar e sistematizar as contribuições da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth e suas últimas reflexões sobre a importância do grupo como ambiente adequado a formação da subjetividade. Desde a publicação de Luta por reconhecimento, Honneth, através do diálogo crítico com seus interlocutores, vem aprimorando e até mesmo modificando algumas das suas posições iniciais. No Brasil, a recepção das ideias de Honneth ainda está no início. Os poucos debates que existem sobre sua obra estão relacionados a política e ao direito. Em Valência, na Espanha, desde 2005, um grupo de professores e pesquisadores vem discutindo a importância das contribuições de Honneth para a educação. Como o objeto da nossa pesquisa no Brasil é pensar uma viragem nos processos formativos, dando prioridade a aceitação das diferenças e o reconhecimento da autenticidade do outro, entendemos que é fundamental investigar as últimas reflexões de Honneth. De modo especial, a sua última obra, Das Recht der Freiheit (O Direito da Liberdade), constitui-se num aprimoramento da sua Teoria do Reconhecimento e, no Brasil, não há sequer previsão de tradução dessa obra. Minha hipótese, para os fins da pesquisa no Brasil, é que é fundamental discutir a minha leitura dos principais conceitos de Honneth e sua contribuição para educação com um grupo de pesquisadores que já vem amadurecendo essa aproximação há um longo período. Metodologicamente, irei trabalhar com os textos de Honneth e dos comentadores de seu trabalho na Espanha e na Europa. Além disso, farei uma entrevista com Honneth sobre os rumos da educação no contexto das sociedades complexas e plurais. A supervisão desse projeto ficará a cargo dos Professores Doutores Francesc Jesús Hernàndez I Dobon e Benno Herzog do Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Universidade de Valência. (AU)

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