Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações entre formigas, flores e visitantes florais em vegetação de cerrado: estudo de caso com Byrsonima intermedia A. Juss. (Malpighiaceae)

Processo: 14/12486-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira
Beneficiário:Javier Eduardo Ibarra Isassi
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Interação planta-inseto   Cerrado   Byrsonima   Malpighiaceae   Formigas   Polinização

Resumo

As formigas comumente têm relações mutualísticas com plantas, reduzindo o número de herbívoros e contribuindo na dispersão de sementes em troca de alimento e/ou abrigo fornecido pelas plantas. No entanto, a presença das formigas nas flores é comumente considerada como uma relação antagônica, já que normalmente as formigas não as polinizam, mas sim utilizam os recursos oferecidos pelas flores aos polinizadores, reduzindo assim a visitação deles. As interações formiga-planta são muito comuns no cerrado. Embora muitos estudos já tenham investigado os efeitos da presença das formigas nos herbívoros, ou a relação das formigas com a presença de nectários extraflorais, o efeito da visitação de formigas a flores foi pouco estudado no cerrado. Byrsonima intermedia (conhecida no Brasil como murici-do-campo) é uma planta comum no bioma de cerrado. Essa planta possui elaióforos (glândulas que produzem óleo) na base das flores. O óleo produzido é coletado por abelhas, principalmente do gênero Epicharis, que em troca polinizam a planta através da buzz-pollination. Observações em campo permitiram encontrar formigas presentes nas inflorescências de B. intermedia. Ainda não se realizaram estudos relacionados com a presença das formigas nas inflorescências de B. intermedia e os efeitos que elas têm na reprodução da planta. Este estudo pretende investigar a mirmecofauna associada a B. intermedia e determinar o recurso que as formigas utilizam nas flores ao longo do dia. Objetiva-se também determinar se as formigas atuam como polinizadoras da planta, bem como investigar o efeito que a presença das formigas visitantes têm sobre os outros visitantes florais e possíveis polinizadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IBARRA-ISASSI, JAVIER; OLIVEIRA, PAULO S. Indirect effects of mutualism: ant-treehopper associations deter pollinators and reduce reproduction in a tropical shrub. Oecologia, v. 186, n. 3, p. 691-701, MAR 2018. Citações Web of Science: 3.
IBARRA-ISASSI, JAVIER; SENDOYA, SEBASTIAN FELIPE. Ants as floral visitors of Blutaparon portulacoides (A. St-Hil.) Mears (Amaranthaceae): an ant pollination system in the Atlantic Rainforest. ARTHROPOD-PLANT INTERACTIONS, v. 10, n. 3, p. 221-227, JUN 2016. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ISASSI, Javier Eduardo Ibarra. . 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.