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Abertura - gesto - mito: o comentário enquanto problema composicional a partir da obra de Luciano Berio

Processo: 14/08908-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Max Packer
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/23865-2 - O comentário enquanto problema composicional: uma investigação a partir do pensamento de Luciano Berio, BE.EP.DR
Assunto(s):Composição musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composição Musical | Luciano Berio | Música do Séc | reescritura | Xx | Composição

Resumo

Tendo em vista a continuidade de nossas pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado sobre a obra de Luciano Berio (1925-2003), o presente projeto de Doutorado propõe um aprofundamento e uma expansão em torno de uma problemática capital na compreensão de seu pensamento composicional e de sua trajetória criativa: a noção de comentário composicional. Propõe-se, como ponto de partida, uma abordagem através de três chaves conceituais - fundamentais no pensamento composicional Berio - que se correlacionam à noção de comentário e cuja inter-relação caracteriza o campo problemático no qual se insere esta mesma noção. São elas: abertura, gesto e mito. Metodologicamente, tal abordagem se desenvolverá em três vias principais, complementares entre si: 1) investigação conceitual acerca das noções de gesto e mito através dos escritos teóricos de Berio e da aproximação de seu pensamento às formulações estético-musicais do antropólogo Claude Lévi-Strauss - sobretudo às proposições acerca do paralelo entre mito e música; 2) análise musical de obras de Berio que articulam de modo emblemático e singular o princípio do comentário composicional; 3) trabalho prático composicional dedicado à exploração criativa das principais questões levantadas pela pesquisa. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.