Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e melhoria de um indicador de simbiose industrial

Processo: 14/11464-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Daniel Capaldo Amaral
Beneficiário:Gabriel Couto Mantese
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia industrial   Parques eco-industriais   Simbiose industrial   Indicadores de desempenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eco-industrial park | Ecologia Industrial | Indicador de desempenho | Simbiose Industrial | Ecologia industrial e gestão de desempenho

Resumo

Os Parques Eco-Industriais (EIP) propõe um modelo de organização integrado de negócios empresarias que abrange a ideia de cooperação entre as empresas do parque e o compartilhamento de serviços para redução de custos, apoiando o desenvolvimento do processo de Simbiose Industrial (SI). O ISI (Indicador de Simbiose Industrial) é um indicador que considera o dinamismo de um EIP e permite o monitoramento periódico de desempenho ambiental do parque, possibilitando que seja criada uma série histórica de medições que sirva como avaliação de tendências e apoie a tomada de decisões. Por outro lado, o ISI ainda não foi aplicado em EIPs consolidados, necessitando então ser verificado de maneira mais apropriada. Além disso, esse indicador não considera a relação de simbiose com o entorno ou outros parques. Portanto, o objetivo central deste trabalho é avaliar e aprimorar o ISI de forma a possibilitar a sua aplicação prática. Para alcançar tal objetivo, o projeto irá, primeiramente, realizar a simulação do comportamento do ISI para identificar pontos de melhoria e então propor e realizar as mudanças necessárias. Em uma etapa seguinte, será conduzida uma simulação comparativa entre o ISI e a segunda versão do indicador, o ISI aprimorado. Nessa fase do trabalho o objetivo é realizar a medição considerando dados reais de um EIP, conduzindo um estudo de caso. Por fim, serão realizados os ajustes necessários e a validação dos resultados obtidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTESE, GABRIEL COUTO; AMARAL, DANIEL CAPALDO. Comparison of industrial symbiosis indicators through agent-based modeling. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 140, n. 3, p. 1652-1671, . (14/11464-0, 15/17192-5)
MANTESE, GABRIEL COUTO; AMARAL, DANIEL CAPALDO. Comparison of industrial symbiosis indicators through agent-based modeling. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 140, p. 20-pg., . (15/17192-5, 14/11464-0)