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Guarani, cidade e instituições: uma etnografia da experiência urbana e institucional dos Guarani em Maringá

Processo: 14/13320-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Anna Catarina Morawska Vianna
Beneficiário:Samuel Douglas Farias Costa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Guarani   Etnografia   Maringá (PR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Cidade | Etnologia | Guarani | instituições | Organizações | Etnologia dos povos Guarani

Resumo

Com este projeto de pesquisa espera-se realizar uma etnografia da experiência dos Guarani em contexto urbano e em instituições normatizadas por saberes estatais na cidade de Maringá, no Paraná. Ainda que não existam aldeias ou Terras Indígenas (TI) nas mediações do município, a cidade conta com uma constante e expressiva presença de indígenas que são mobilizados por diferentes motivos, como estudo, trabalho assalariado, venda de artesanato, entre outros. Estes indígenas vêm de diferentes localidades do estado do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Associação Indigenista (Assindi) de Maringá - respectivamente, uma instituição estadual de ensino superior e uma organização não governamental - apresentam-se como pontos de referências para o encontro destes na cidade. Há uma notável presença de sujeitos Guarani vinculados a estas duas instituições e a proposta desta pesquisa é pensar o que mobiliza a ida destes para a cidade, como conceituam e atribuem sentido à cidade e às instituições aqui referidas e como lidam, articulam e organizam saberes propriamente Guarani frente à lógica institucional, permeada por mecanismos e saberes burocrático-estatais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMUEL DOUGLAS FARIAS COSTA; FAGNER CARNIEL. Inclusão indígena na educação superior: perspectivas guarani e institucionais. Rev. Bras. Educ., v. 27, . (14/13320-6)