Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos adaptativos para detecção e gerenciamento de vulnerabilidade em sistemas multi-robôs móveis

Processo: 14/13800-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Costa Ribeiro
Beneficiário:Cinara Guellner Ghedini Hita
Supervisor no Exterior: Sabattini Lorenzo
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Modena (UNIMORE), Itália  
Vinculado à bolsa:12/25058-9 - Mecanismos adaptativos para detecção e gerenciamento de falhas em topologias de redes complexas, BP.PD
Assunto(s):Robótica

Resumo

Diversos conceitos de redes complexas estão presentes em características topológicas de redes em aplicações de comunicação, monitoramento, tráfego e transporte. Independentemente do contexto de aplicação, a eficiência dos sistemas computacionais que apóiam esses aplicativos é um desafio, devido à incerteza, imprevisibilidade e complexidade inerente ao ambiente em que atuam. Neste sentido, são necessárias abordagens que se proponham a manter a conectividade dessas redes. No entanto, a manutenção da conectividade, por si só, não é garantia de robustez em situações de falhas, especialmente quando elementos considerados centrais na topologia e na dinâmica da rede falham. A robustez a falhas significa que, embora alguns elementos falhem ou se desconectem da rede, as principais propriedades topológicas e a dinâmica da rede são mantidas. Por outro lado, a manutenção da conectividade de rede pode apoiar os mecanismos locais de tolerância a falhas a funcionar adequadamente. O objetivo desta pesquisa é estender os mecanismos adaptativos para tolerância a falhas proposto no projeto de pós-doutorado para o contexto de redes ad hoc de agentes robóticos móveis operando sobre um protocolo que garante a conectividade de rede, contribuindo, desta forma, para a construção de modelos de robótica móvel mais robustos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GHEDINI, CINARA; RIBEIRO, CARLOS; SABATTINI, LORENZO. Toward fault-tolerant multi-robot networks. NETWORKS, v. 70, n. 4, SI, p. 388-400, DEC 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.