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O desenho nos "Quatro Livros" de Andrea Palladio.

Processo: 14/16951-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 21 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 16 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Joubert José Lancha
Beneficiário:Joubert José Lancha
Pesquisador Anfitrião: Daniele Vitale
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Politecnico di Milano, Itália  
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andrea Palladio | Desenho de arquitetura | Projeto e desenho | Tratado de Arquitetura | Arquitetura, Artes e Estética

Resumo

Logo no início de seu texto, na Dedicatória escrita ao Conde Giacomo Angaranno e no Proêmio aos Leitores, Andrea Palladio anota suas motivações para esta empresa e alude as principais fontes de referencia para a escritura de seu tratado. Ressalta o livro como conclusão de um percurso de longos anos dedicados ao estudo, à leitura dos textos daqueles que o antecederam e às longas viagens e visitas às cidades e seus edifícios. Destaca ainda sua busca pelo rigor na observação das ruínas, conquistado através da medição e do desenho dos fragmentos de edifícios visitados. Palladio, imediatamente revela ao leitor o terreno por onde transitou, relata essa experiência, abrindo seu tratado com a construção de sua própria imagem que será explorada nos quatro livros que o compõe. O proemio ao leitor traz ainda outras importantes precisões, a casa privada é o fundamento da cidade, na mais absoluta tradição albertiana, e referencia fundante de sua arquitetura, ponto de partida para desenhar o ambicioso plano de sua obra escrita, relacionando cada um dos temas e a sequencia que pretende seguir. Mas as páginas do tratado são também repletas de desenhos e absolutamente rigorosas em seu diagrama, no trato com os recursos gráficos à semelhança do texto escrito não existe espaço para a sobeja, Palladio prefere o espaço em branco da página ao acrescentar indevido. Desenho e texto guardam uma relação profunda, se colocam em permanente comunicação. Nessa pesquisa, construiremos uma reflexão geral sobre o tratado, dedicando especial atenção a um de seus temas substantivos e precípuos, o tema do desenho de arquitetura. Desenho que percorre todos os livros, sempre com grande beleza e dinâmica, assumindo ele próprio sua organização e ampliando enormemente sua leitura, Palladio faz do desenho de arquitetura um texto de fundo para o inteiro tratado, faz um livro sobre o desenho. Resgatar essa prerrogativa de um desenho que amplia os limites da disciplina é trazer para o debate um aspecto fundamental e vivo para a arquitetura em todos os tempos.

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