Bolsa 22/13342-6 - História da arquitetura, História do urbanismo - BV FAPESP
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Com palavras e com figuras: Serlio, Palladio e o desenho do antigo

Processo: 22/13342-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 08 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Joubert José Lancha
Beneficiário:Maíra de Luca e Lima
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/12590-9 - Com palavras e com figuras: Serlio, Palladio e o desenho do antigo., BE.EP.DR
Assunto(s):História da arquitetura   História do urbanismo   Teoria da arquitetura   Desenho   Renascimento   Roma Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho | Palladio | Renascimento | Roma | Serlio | Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

Resumo

O presente projeto se origina das inquietações advindas da pesquisa ao longo do mestrado acadêmico, e responder questões que não poderiam ser sanadas naquele momento. Ampliando a revisão literária do Renascimento, a pesquisa busca uma reflexão acerca do desenho do antigo apresentadas tanto em texto quanto em imagens por Sebastiano Serlio, em seu Livro III, e por Andrea Palladio, em seu Livro IV de I Quattro Libri dell'Architettura, apoiados na cultura humanística que de desenvolve em torno da corte papal em Roma. A efervescência cultural e intelectual que se deu nos séculos XIV, XV e XVI, tendo como precursores os humanistas, fez com que artistas e arquitetos buscassem nas fontes clássicas a inspiração para suas obras. Humanistas, que tiveram papel importante frente às transformações que sustentaram a base ideológica do movimento renascentista, propondo uma nova leitura da civilização cristã na qual infundiram uma nova consciência ligada ao homem. Uma cultura na qual predominava ordem e liberdade de espírito humano, do racional e da natureza, na qual a arte inspirava-se nos modelos clássicos. Os arquitetos do Renascimento iluminando essa prerrogativa, fazem do texto escrito e do desenho importantes aliados para suas concepções teóricas e práticas; assim como para a difusão de suas ideias e projetos. O foco desta pesquisa circunscreve-se ao estudo dos monumentos e ruínas da Antiguidade Clássica, presentes na cidade de Roma, para a constituição do Livro III, de Serlio, e Livro IV, de Palladio, a fim de se estabelecer semelhanças e diferenças entre as abordagens textuais e soluções de desenho utilizadas por ambos arquitetos em edifícios expostos em comum em seus respectivos livros. Para tanto, foram selecionados dois edifícios para um estudo minucioso a respeito de texto e imagem: o Tampietto di Bramante e o Panteão, justificando-se no fato de que as imagens passam a configurar um processo de análise histórico-crítica como um documento, fornecendo informações sobre o significante arquitetônico. (AU)

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