Bolsa 23/12590-9 - Desenho, Renascimento - BV FAPESP
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Com palavras e com figuras: Serlio, Palladio e o desenho do antigo.

Processo: 23/12590-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 18 de março de 2024
Data de Término da vigência: 25 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Joubert José Lancha
Beneficiário:Maíra de Luca e Lima
Supervisor: Alfonso Ippolito
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália  
Vinculado à bolsa:22/13342-6 - Com palavras e com figuras: Serlio, Palladio e o desenho do antigo, BP.DR
Assunto(s):Desenho   Renascimento   Romã
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho | Palladio | Renascimento | Roma | Serlio | Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo

Resumo

Ampliando a revisão literária do Renascimento e apoiados na cultura humanística que se desenvolve em torno da corte papal em Roma., a pesquisa busca uma reflexão acerca do desenho do antigo apresentadas tanto em texto quanto em imagens por Sebastiano Serlio, em seu Livro III, e por Andrea Palladio, em seu Livro IV de I Quattro Libri dell'Architettura, A efervescência cultural e intelectual que se deu nos séculos XIV, XV e XVI, tendo como precursores os humanistas, fez com que artistas e arquitetos buscassem nas fontes clássicas a inspiração para suas obras. Humanistas, que tiveram papel importante frente às transformações que sustentaram a base ideológica do movimento renascentista, propondo uma nova leitura da civilização cristã na qual infundiram uma nova consciência ligada ao homem. Uma cultura na qual predominava ordem e liberdade de espírito humano, do racional e da natureza, na qual a arte inspirava-se nos modelos clássicos. Os arquitetos do Renascimento iluminando essa prerrogativa, fazem do texto escrito e do desenho o campo propício para suas reflexões e concepções teóricas e práticas; assim como para a difusão de suas ideias e projetos. O foco desta pesquisa circunscreve-se ao estudo de alguns dos monumentos e ruínas da Antiguidade Clássica, presentes na cidade de Roma, para a constituição do Livro III, de Serlio, e Livro IV, de Palladio, a fim de se estabelecer semelhanças e diferenças entre as abordagens textuais e soluções de desenho utilizadas por ambos arquitetos em edifícios expostos em comum em seus respectivos livros. Para tanto, foram selecionados dois edifícios para o estudo minucioso e devido cotejo entre desenho e texto: o Tampietto di Bramante e o Panteão, justificando-se no fato de que as imagens passam a configurar um processo de análise histórico-crítica como um documento, fornecendo informações sobre o significante arquitetônico.

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