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O gracioso em Portugal: reflexos espanhóis na dramaturgia lusa

Processo: 14/19862-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin
Beneficiário:Carlos Junior Gontijo Rosa
Supervisor: Javier Huerta Calvo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha  
Vinculado à bolsa:12/08947-4 - O herói e o criado nas peças mitológicas de Antônio José da Silva: modelo para um guia de análise de peças teatrais, BP.DR
Assunto(s):Dramaturgia   Literatura portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia | Gracioso | Personagem | Teatro Espanhol - Século de Ouro | Teatro português - século XVIII | Literatura Portuguesa

Resumo

Este projeto insere-se no Projeto de Doutorado "O herói e o criado nas peças mitológicas de Antônio José da Silva: modelo para um guia de análise de peças teatrais", que toma por paradigma as peças com temática mitológica escritas pelo dramaturgo português Antônio José da Silva, a fim de contribuir para a leitura e análise de peças teatrais elaboradas sob a égide da emulação dos modelos clássicos. Busca-se um processo híbrido de estudo do gênero dramático, que englobe e permita o diálogo entre duas das diferentes áreas de conhecimento envolvidas no processo teatral, a saber, a Literatura e o Teatro, pois a separação de saberes em voga nos dias de hoje, entre Literatura e Teatro, não é suficiente para desenvolver uma análise de peças elaboradas a partir da emulação. Neste sentido, Antônio José encontra-se em um momento de ruptura do pensamento sobre a elaboração textual, mas ainda segue padrões anteriormente vigentes, prévios à Revolução Iluminista do pensamento. Nossa busca, portanto, é pela melhor leitura, compreensão e análise dos textos teatrais. No contexto de Portugal do século XVIII, o gracioso proveniente do teatro espanhol coetâneo é peça fundamental para o entendimento dos processos de escrita e de interação entre o teatro e seu público. Para melhor apreensão das formas de composição do gracioso, a pesquisa in loco da personagem-tipo apresenta-se necessária. (AU)

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