Busca avançada
Ano de início
Entree

O problema de roteamento e programação de navios com coleta e entrega na indústria de petróleo: modelagem e métodos de solução exatos

Processo: 14/22542-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Maria Gabriela Stevanato Furtado
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Otimização combinatória   Branch-and-cut   Branch-and-price   Problemas de roteamento de veículos   Navios   Entrega ao cliente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Branch-and cut | Branch-and-price | Coleta e Entrega | Métodos exatos | Roteamento de navios | Roteamento de veículos

Resumo

O objeto de estudo deste projeto de doutorado é o problema de roteamento e programação de navios com coleta e entrega e janelas de tempo, com enfoque em situações encontradas na indústria de petróleo. Este é um problema de otimização combinatória que pertence à classe NP-difícil e sua solução é bastante desafiadora na prática. Neste projeto, pretende-se desenvolver modelos de programação matemática para representar adequadamente o problema e estudar métodos exatos para a sua solução. Será desenvolvido um estudo de caso com uma empresa petrolífera brasileira que produz óleo cru em plataformas offshore e o transporta até seus terminais na costa. Para contemplar os requisitos da empresa, deverão ser agregadas outras restrições práticas ao problema clássico de coleta e entrega, as quais em geral tornam o problema ainda mais difícil de ser resolvido em situações reais. Os principais objetivos deste projeto são: (i) propor modelos de programação inteira mista específicos para o caso da empresa brasileira; (ii) desenvolver métodos exatos para a solução dos modelos a serem propostos, como branch-and-cut e branch-and-price; (iii) e analisar e comparar os desempenhos dos métodos desenvolvidos ao resolver exemplares da literatura e também exemplares com dados reais fornecidos pela empresa. Palavras chave: roteirização de navios, coleta e entrega, métodos exatos, branch-and-cut, branch-and-price (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA GABRIELA S. FURTADO; PEDRO MUNARI; REINALDO MORABITO. O problema de coleta e entrega com janelas de tempo na indústria petrolífera: modelos e métodos branch-and-cut. Gestão & Produção, v. 24, n. 3, p. 501-513, . (14/00939-8, 14/22542-2)
FURTADO, MARIA GABRIELA S.; MUNARI, PEDRO; MORABITO, REINALDO. Pickup and delivery problem with time windows: A new compact two-index formulation. OPERATIONS RESEARCH LETTERS, v. 45, n. 4, p. 334-341, . (10/10133-0, 14/22542-2, 14/00939-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.