Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura e complexidade: a geometria fractal como sistema generativo

Processo: 14/13572-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Caffarena Celani
Beneficiário:Maycon Ricardo Sedrez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Complexidade   Arquitetura contemporânea   Projeto de arquitetura

Resumo

Um sistema generativo de formas consiste em um método sistemático para a obtenção de soluções para um dado problema. Gramáticas de formas, autômatos celulares, algoritmos genéticos e fractais são alguns exemplos de sistemas generativos que permitem a criação de composições que podem ser aplicadas em arquitetura e urbanismo. Ao longo da história os arquitetos demonstraram interesse por formas complexas e utilizaram diferentes métodos para obtê-las. Com o advento da computação alguns sistemas generativos tradicionais foram implementados em computador ampliando as possibilidades de obtenção de formas complexas. Paralelamente, o surgimento dos meios de produção pós-industriais no final do século XX tornou possível a produção dessas formas com relativa facilidade e economia. Além disso, a renovação do conceito de ornamento na arquitetura contemporânea, assumindo outras funções além da estética, tem despertado o interesse para composições complexas. Dentre os sistemas generativos que têm sido utilizados por arquitetos contemporâneos, os fractais são particularmente interessantes porque permitem a geração de formas complexas a partir de regras simples em um processo inteligível no qual o controle por parte do projetista é mantido. Contudo, para que um arquiteto se aproprie efetivamente deste método, se faz necessária a introdução de uma série de conhecimentos e habilidades, bem a formulação de um arcabouço teórico. Esta pesquisa investiga o projeto de arquitetura utilizando geometria fractal e propõe um método de aproximação desses conteúdos com o apoio de teorias contemporâneas, como os sistemas generativos de projeto, a modelagem paramétrica, os ambientes de programação de CAD e a fabricação digital. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEDREZ, Maycon Ricardo. Arquitetura e complexidade : a geometria fractal como sistema generativo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.