Busca avançada
Ano de início
Entree

A alfabetização cartográfica e o uso de jogos na formação de professores: uma aproximação entre Brasil e Espanha

Processo: 14/22919-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Celso Dal Re Carneiro
Beneficiário:Thiara Vichiato Breda
Supervisor: Alfonso García de la Vega
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/06557-7 - A importância do lúdico na formação de professores de geociências, BP.DR
Assunto(s):Jogos   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cartografia escolar | formação de professores | Geografia | Jogos | Saberes Docentes | Ensino de Geografia

Resumo

Esse projeto busca complementar a compreensão da formação de professores em diferentes contextos (Brasil e Espanha). Concebido sob a perspectiva de contribuir com o projeto principal "A Importância do Lúdico na Formação de Professores de Geociências" (proc. 2013/06557-7) este trabalho visa contextualizar a formação de professores focando o uso de jogos na cartografia escolar. O objetivo é aproximar de novos modelos de formação docente (inicial e continuada), entendendo melhor como se dá essa construção em um sistema educacional e de formação docente diferenciado do Brasil. Além da aproximação com o modelo de formação da Espanha, pretende-se conhecer os professores e as escolas públicas de Madrid para assimilar novas práticas, além da possibilidade da aplicação de cursos de jogos com professores em formação e em exercício, enriquecendo a coleta de dados em andamento no Brasil. É fundamental inserir a pesquisa brasileira nesse diálogo e comparar como as estruturas de formação docente se configuram em diferentes contextos constituídas em países com distintas trajetórias de desenvolvimento econômico e cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)