Busca avançada
Ano de início
Entree

Inserção profissional e o processo de tornar-se professora

Processo: 14/18311-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Patrícia Cristina Albieri de Almeida
Beneficiário:Shirlayne Santos Noronha
Instituição Sede: Centro de Ciências da Educação e Comunicação. Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento profissional   Ensino e aprendizagem   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado da Docência | Desenvolvimento profissional | Inserção Profissional | Desenvolvimento Profissional

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo estudar o processo de inserção profissional de duas docentes da Educação Básica. Ambas, estão no primeiro ano de trabalho docente dentro da rede pública de ensino. O trabalho de investigação problematiza as reais condições com as quais as docentes lidam e como os desafios enfrentados nesse inicio de carreira influem no seu desenvolvimento profissional. Devido à escassez de estudos que contemplam o tema e considerando a importância de se refletir sobre a qualidade da formação docente, inclusive, sobre como se dá o processo de tornar-se professor, o presente trabalho visa elucidar questões acerca do universo docente: formação; desempenho e avaliação a fim de melhor compreender as interações entre os diversos elementos que compõem a carreira docente. A metodologia utilizada neste estudo compete às entrevistas; estudo de relatos e diários de campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)