Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância do processo criativo no desenvolvimento de uma coleção de moda e de um desfile de fantasias de carnaval: um estudo comparativo

Processo: 14/20333-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Francisca Dantas Mendes
Beneficiário:Juliana de Aquino Souza
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fantasia   Moda   Carnaval   Criação artística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleção de moda | Fantasia | Pesquisa | planejamento | processo criativo | Moda

Resumo

Este trabalho abrangerá as etapas necessárias para a criação de produtos que fazem parte de uma coleção de produto de moda e para a concepção de fantasias carnavalescas. Será feito um estudo comparativo entre os dois processos de criação. Contrariando o que muitos pensam que o desenvolvimento de uma coleção de produto de moda depende somente da criatividade do estilista, este se baseia em pontos determinados por uma sequência de etapas que precedem a criação. A pesquisa inicia a etapa de criação e desenvolvimento da coleção e dos produtos de vestuário de moda e desenvolvimento de fantasias para uma escola de samba. Este projeto visa pesquisar quais as etapas utilizadas pelos dois segmentos, de moda e de carnaval, em seus processos de criação. Quais são as ferramentas utilizadas por cada segmento. Após toda pesquisa bibliográfica, documental, observação e estudos de casos será feito uma análise comparativa entre os dois processos. Pretende-se esclarecer os bastidores que envolvem o planejamento de uma coleção de moda e de fantasias de escola de samba, o que justifica suas importâncias, e descrever cada uma dessas essas etapas, como são utilizadas as informações coletadas durante as pesquisas e como são utilizadas em seus processos de criação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)