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A formação de professores e a escola de tempo integral: políticas, práticas e desafios

Processo: 14/14750-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 17 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Neiva Solange da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Educação integral   Identidade profissional   Professores   Araçatuba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Integral | formação docente | Identidade profissional da docência | Projeto Político Pedagógico | Formação de professores

Resumo

O presente projeto será desenvolvido no interior da linha de pesquisa Práticas e processos formativos em educação do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Aborda a complexidade da formação docente e a sua articulação com a escola de tempo integral, defendendo a necessidade e a importância de investimentos na formação dos professores, ainda que este não seja o foco da proposta política. Visa refletir sobre a questão da construção da identidade profissional do professor desta modalidade de escola, considerando-o como sujeito dotado de conhecimentos, experiências, habilidades e possibilidades que o credenciam a integrar o debate na perspectiva de expandir oportunidades formativas a este sujeito com vistas a melhorar a qualidade do ensino público. Almeja-se desenvolver o estudo no município de Araçatuba, SP, envolvendo quatro escolas que implantaram o projeto de Educação integral. Serão convidados a participar da investigação gestores e professores das respectivas instituições. Mais especificamente, buscará responder às seguintes questões gerais de pesquisa: de que forma a concepção integral de educação que orienta o currículo e a prática docente na implantação da proposta de Educação integral em um município do interior paulista dispõe de possibilidades formativas para os professores que atuam nesta modalidade de educação na rede pública de ensino? Quais os desafios que são vivenciados na construção da identidade profissional da docência por professores que atuam em escolas com proposta de Educação integral no município em tela? Adota a abordagem qualitativa de pesquisa em educação e, mais especificamente, pretende utilizar a pesquisa bibliográfica e documental (leis, portarias, pareceres, projetos de escola de tempo integral do município etc.), bem como o grupo dialogal como estratégia do trabalho investigativo. Os principais instrumentos de coleta de dados serão: questionário, entrevistas (livres e semiestruturadas) e diário de campo da pesquisadora. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Neiva Solange da. Formação de professores e a escola de tempo integral no município de Araçatuba: práticas, desafios e possibilidades. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.