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Formação de professores e a escola de tempo integral no município de Araçatuba: práticas, desafios e possibilidades

Texto completo
Autor(es):
Neiva Solange da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2016-03-22.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Renata Portela Rinaldi
Resumo

Esta investigação foi desenvolvida no interior da linha de pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Aborda a complexidade da formação docente e a sua articulação com a escola de tempo integral, defendendo a necessidade e a importância de investimentos na formação dos professores e gestores, ainda que estes não sejam o foco da proposta política. Visa refletir sobre a forma como a escola e seus atores traduzem a implementação e a formação do professor desta modalidade de escola, considerando-os como sujeitos dotados de conhecimentos, experiências, habilidades e possibilidades que os credenciam a integrar o debate na perspectiva de expandir oportunidades formativas a estes sujeitos com vistas a melhorar a qualidade do ensino público e da formação integral dos estudantes. Procurou responder à seguinte questão de pesquisa: Como a escola e seus atores “traduzem” a implementação e a formação de professores para o projeto de Escola de Tempo Integral? O estudo, de natureza qualitativa, utilizou a pesquisa bibliográfica (em bases de dados nacionais) e a documental (leis, resoluções, portarias, decretos, pareceres etc.), bem como o grupo dialogal como estratégia do trabalho para a coleta de dados empíricos. O trabalho de campo foi desenvolvido no município de Araçatuba, SP, envolvendo três escolas que implantaram o projeto de Educação Integral a partir do ano de 2007. Participaram da investigação um total de 26 profissionais, entre os quais gestores, professores e monitores de oficinas curriculares das respectivas instituições. Nesta etapa, os principais instrumentos de coleta de dados foram: questionário e o Grupo Dialogal. O tratamento dos dados obtidos ocorreu por meio da análise de conteúdo que é uma técnica com determinadas características metodológicas, a saber: objetividade, sistematização e inferência (FRANCO, 2008; RICHARDSON, 2010). Os resultados apontaram para uma tradução da realidade da educação integral no município ainda frágil, fundamentalmente ancorada na ampliação do tempo e na execução da proposta prescrita sem a compreensão (legal, teórica e prática da organização da unidade escolar no âmbito do sistema municipal de ensino) do significado desta, seguido da respectiva ressignificação para a realidade de cada contexto. Contudo, a despeito das dificuldades e dos desafios enfrentados, os atores da escola têm buscado êxito nas formas de operacionalização, algumas mais progressistas e outras ainda focadas no assistencialismo. Os resultados desta pesquisa confirmam o que a literatura já aponta sobre a formação de professores e a necessidade de investimento em seu desenvolvimento profissional como sujeito protagonista no processo de transformação no interior das escolas. Além disso, indica a necessidade de repensar a cultura da escola e seus agentes como oportunidade e possibilidade de trabalho coletivo para a reorganização, a partir dos desafios identificados, de uma escola de tempo integral em tempo integral que favoreça o desenvolvimento dos cidadãos abrangendo os aspectos cognitivo, emocional, social e valorativo, do acesso à informação e ao conhecimento e de consolidação dos princípios democráticos. (AU)

Processo FAPESP: 14/14750-4 - A formação de professores e a escola de tempo integral: políticas, práticas e desafios
Beneficiário:Neiva Solange da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado