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Os espaços experimentais nas escolas públicas de arquitetura do Brasil: utopia ou realidade?

Processo: 13/22935-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Claudia Terezinha de Andrade Oliveira
Beneficiário:Albenise Laverde
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:modelos e protótipos | Processos experimentais na arquitetura | Tecnologia na arquitetura | Ensino de tecnologia em Arquitetura e Urbanismo

Resumo

A utilização de processos experimentais para a concepção da materialidade teve ao longo dos anos um importante papel para a compreensão e resolução de diferentes questões que envolvem o projeto arquitetônico. Como prática pedagógica, estes processos permanecem ainda válidos e são intensamente explorados no contexto internacional, destacando-se a adoção de modelos e protótipos no desenvolvimento de inovações para o setor técnico-construtivo. A partir de uma pesquisa preliminar, foi observado ser esta uma prática pouco explorada pelas escolas brasileiras de Arquitetura e, embora pertinentes, a maior parte dos exemplos encontrados revelam-se ainda tímidos e incipientes. Inserido nesta discussão, este projeto de pesquisa pretende estudar os espaços experimentais implantados nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo do país, a fim de compreender seu processo de conformação de acordo com as particularidades advindas dos diferentes contextos. A relevância desta pesquisa dá-se sob ordens de contribuição tanto teórica quanto prática. Concorre inicialmente, como forma de aumentar os estudos sobre a importância da adoção de processos experimentais por meio de modelos e protótipos no contexto acadêmico, dado a escassez de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto, principalmente no que se refere à adoção destas ferramentas para o estudo sobre questões que envolvem a materialidade do projeto. No campo prático, a caracterização das atividades desenvolvidas nestes locais de estudo possibilitará averiguar os principais gargalos que levam à discrepância observada entre o contexto nacional e internacional, criando subsídios para a elaboração de diretrizes de ordem didática, econômica, cultural e política que promovam implantações com respaldo técnico necessário e potencializem as práticas já existentes. Esta pesquisa será realizada por meio de pesquisas bibliográficas, documentais, entrevistas e visitas técnicas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAVERDE, Albenise. Os espaços experimentais das escolas públicas de arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.