Busca avançada
Ano de início
Entree

A contribuição do desenvolvimento hierárquico para diversificação morfológica

Processo: 14/23504-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 03 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Victor Lucci Freitas
Beneficiário:Leila Teruko Shirai
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/12716-1 - A contribuição do desenvolvimento hierárquico para diversificação morfológica, BE.EP.PD
Assunto(s):Evolução animal   Análise de sequência de RNA   Filogenia

Resumo

Entender os mecanismos responsáveis por evolução morfológica depende de conhecimento sobre como variação genética é traduzida durante o desenvolvimento, sob a influência do ambiente, em variação fenotípica. Quais aspectos ontogenéticos influenciam na geração de variação morfológica com relevância evolutiva? Especificamente, perguntamos: os estágios na hierarquia do desenvolvimento contribuem de maneira igual ou diferente para diversificação morfológica? Os objetivos deste projeto são testar se: 1) estágios particulares determinam a formação de diferentes caráteres, utilizando mutantes como variantes fenotípicas; e 2) diferentes caráteres, e portanto diferentes estágios, contribuíram de maneira diferencial na evolução de uma estrutura morfologicamente diversa e ecologicamente relevante: ocelos em asas de borboletas. A estratégia geral une métodos provenientes de duas áreas, Biologia do Desenvolvimento e Biologia Evolutiva: 1) diferenças em expressão gênica para todos os estágios do desenvolvimento entre selvagens e mutantes através de dados transcriptômicos (RNA-Seq), que capturam expressão gênica global desprovido do viés a genes candidatos, usando três mutantes representativos de cada estágio do desenvolvimento; e 2) mapeamento da variação para todos os caráteres de ocelos, e portanto estágios do desenvolvimento, na filogenia, analisando a correlação de histórias evolutivas e comparação de taxas evolutivas na diversificação morfológica da estrutura. A complementariedade dos objetivos e a junção de resultados provenientes de dois pilares de pesquisa, experimental e empírico, é inédita e almeja contribuir ao conhecimento da base ontogenética da evolução biológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIRAI, LEILA T.; BARBOSA, EDUARDO P.; GREVE, ROBERTO R.; MAGALDI, LUIZA M.; NASCIMENTO, ANDRE R.; FREITAS, ANDRE V. L. Natural History of Selenophanes cassiope guarany (Lepidoptera: Nymphalidae: Brassolini): an Integrative Approach, From Molecules to Ecology. Annals of the Entomological Society of America, v. 110, n. 2, p. 145-159, MAR 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.