Busca avançada
Ano de início
Entree

A construção social dos mercados e a melhor idade: novas sensibilidades culturais, novos mercados

Processo: 14/11157-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberto Grün
Beneficiário:Fernanda Verissimo Soule
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Idosos   Longevidade   População   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construção social dos mercados | Mídia de negócios | Sociologia das gerações | sociologia econômica | Sociologia das Gerações

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar as concepções de velhice que têm sido difundidas pela mídia econômica e de negócios no contexto de aumento da longevidade da população brasileira. A produção dos enquadramentos culturais sobre a idade revela que um fato geralmente tido como meramente natural é, na verdade, uma construção histórica e social. Nas últimas décadas, a expressão melhor idade surgiu e se difundiu no Brasil, o que indica uma mudança de visão em relação à velhice. Uma análise da literatura sobre o assunto revela que essa fase tem sido cada vez mais vista como um momento privilegiado da vida, em que o foco é o lazer, o que sugere uma importante influência da ação econômica na produção desses novos enquadramentos culturais. A fim de investigar os enunciados culturais produzidos pela mídia econômica e de negócios, serão utilizados referenciais da Sociologia Econômica, da Sociologia Reflexiva de Bourdieu, da Sociologia das Gerações, da Gerontologia e da Antropologia do Envelhecimento, de forma a abordar a esfera econômica e os mercados como construções sociais. Será realizada a análise do conteúdo das revistas Exame e Pequenas Empresas Grandes Negócios, entre 1990 e 2014, e do jornal Valor Econômico, entre 2000 (ano de fundação do jornal) e 2014. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA VERÍSSIMO SOULÉ. A velhice na imprensa de negócios: novas sensibilidades culturais em uma economia financeirizada. Organ. Soc., v. 26, n. 91, p. 729-749, . (14/11157-0)