Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos parâmetros físico-químicos e reológicos do biodíesel etílico produzido a partir do óleo de mamona misturado aos óleos e gorduras residuais (OGR)

Processo: 14/27341-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Daniela Helena Pelegrine Guimarães
Beneficiário:Lucas Romano de Aguirre
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Biocombustíveis   Biodiesel   Óleos   Mamona   Físico-química   Ressonância magnética   Espectroscopia de absorção atômica

Resumo

A produção de combustíveis renováveis obteve um grande impulso nos últimos anos. Uma das alternativas é a produção de óleos vegetais com a capacidade de substituir total ou parcialmente o óleo diesel derivado de petróleo. O objetivo do projeto proposto é estudar as características físicas e químicas do biodiesel etílico a partir de uma mistura composta por óleo de mamona virgem com adição de óleos e gorduras residuais (OGR) em escala laboratorial. Para o presente projeto será empregado 0,8 % de catalisador, à temperatura em torno de 55°C, durante 80 min., condições estas que, de acordo com resultados de trabalhos anteriores, obtiveram melhor performance reacional da catálise alcalina. Para caracterização do biodiesel obtido a partir das diferentes misturas de óleo + OGR serão feitas diversas análises, físico-químicas como índices de acidez, teor de iodo, glicerina, enxofre e cetano, teor de umidade, densidade, composição média de ésteres de ácidos graxos, espectroscopia de absorção na região do infravermelho e ressonância magnética nuclear protônica. O comportamento reológico será determinado em viscosímetro rotacional, em diferentes taxas de deformação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARCE, PEDRO F.; GUIMARAES, DANIELA H. P.; DE AGUIRRE, LUCAS R. Experimental data and prediction of the physical and chemical properties of biodiesel. Chemical Engineering Communications, v. 206, n. 10, p. 1273-1285, OCT 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.