Busca avançada
Ano de início
Entree

Interdisciplinaridade na escola: currículos e práticas no contexto de uma escola paulista de tempo integral

Processo: 14/25824-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Bianca Rafaela Boni
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Ensino de matemática   Currículo de ensino médio   Práticas pedagógicas   Escola de tempo integral   Análise documentária   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Ensino Integral | Escola Integral | Interdisciplinaridade | Ensino de Ciências e Matemática

Resumo

O presente Projeto de Iniciação Científica constitui-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Como a interdisciplinaridade se apresenta em currículos oficiais e na prática de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática de Ensino Médio de uma escola pública paulista de ensino integral? A pesquisa visa analisar a interdisciplinaridade a partir das interfaces entre currículos oficiais e nas práxis de professores de Ciências da Natureza e Matemática no contexto de uma escola pública paulista de Ensino Médio de ensino integral. Para tanto, têm-se os seguintes objetivos específicos: identificar as recomendações prestadas por currículos oficiais e materiais curriculares de Ensino Médio sobre a interdisciplinaridade; caracterizar desafios e perspectivas percebidos na práxis de professores sobre a interdisciplinaridade na organização curricular de uma escola pública paulista de ensino integral; reconhecer estratégias didático-pedagógicas presentes em currículos (prescritos, apresentados e praticados) que possibilite uma abordagem interdisciplinar; identificar ações interdisciplinares durante as reuniões pedagógicas dos professores da área de Ciências da Natureza e Matemática. Trata-se de investigação qualitativa em educação de natureza etnográfica com as seguintes ações: análises documentais (currículos oficiais, materiais curriculares e currículos moldados da escola); observações (aulas, reuniões pedagógicas); entrevistas semiestruturadas (educadores).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)