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O efeito de procedimentos de facilitação na emergência de analogia e relações de equivalência-equivalência

Processo: 15/00992-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Madeleine Reinert Marcelino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Analogia   Relação de equivalência   Equivalência de estímulos   Estudantes universitários   Análise do comportamento   Comparação   Modelos analíticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | Analogia | Comportamento Emergente | metáfora | Análise do Comportamento

Resumo

Responder a relações de Equivalência-Equivalência (Eq-Eq), com base na formação de classes de estímulos equivalentes, é um conceito central do modelo analítico funcional do raciocínio analógico ou analogia de acordo com pesquisadores da Teoria dos Quadros Relacionais (RFT). O controle relacional de estímulos desempenha um papel importante no responder relacional arbitrário. Pesquisas anteriores mostraram que o treino dos pré-requisitos para formação de classes de estímulos equivalentes não é sempre suficiente para a emergência de relações Eq-Eq, mesmo em adultos. Portanto, o objetivo desse estudo é verificar os efeitos da formação de classes de estímulos equivalentes e de procedimentos de facilitação na emergência de relações Eq-Eq (analogia). Os participantes serão 30 estudantes universitários. Um procedimento de escolha de acordo com o modelo (MTS) será utilizado para estabelecer três classes de três membros com estímulos visuais e para testar a emergência das relações Eq-Eq. Os participantes que não apresentarem as relações Eq-Eq serão expostos a um procedimento de facilitação por meio de tarefas de MTS com figuras geométricas ou com os sinais de igual/diferente como estímulos de comparação.

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