Bolsa 12/24018-3 - Inteligência, Análise experimental do comportamento - BV FAPESP
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Identificação dos efeitos de um treino relacional para o quociente intelectual e para a resolução de analogias em crianças

Processo: 12/24018-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Laura Zamot Rabelo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:inteligência | Raciocínio Analógico | relational frame theory | Treino Relacional | Análise experimental do comportamento

Resumo

A Teoria da Equivalência de Estímulos abriu possibilidades para uma análise comportamental da cognição. Mais recentemente, a Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory) ampliou os tipos de relações estudadas para além da equivalência e trouxe consigo descrições de comportamentos humanos complexos em termos relacionais. Consequentemente, essa nova abordagem ampliou as possibilidades de pesquisa e intervenção sobre comportamentos complexos como, por exemplo, o raciocínio analógico e com propriedades de comportamentos, tais como a inteligência. O raciocínio analógico é a base da cognição adulta e seu impacto é visível na ciência, na resolução de problemas, nas artes (criatividade) e na aprendizagem. Para a Teoria das Molduras Relacionais, o raciocínio analógico é uma relação de coordenação entre relações entre estímulos, sejam elas quais forem. Apesar dele já ser estudado pela Psicologia do Desenvolvimento há muito mais tempo, o raciocínio analógico começou a ser investigado por analistas do comportamento há cerca de duas décadas e, desde então, já foi ensinado com sucesso a crianças até de cinco anos de idade. Mais recentemente, as pesquisas sobre inteligência ampliaram seu escopo: ao invés de apenas ser avaliada e investigada, a inteligência passou a ser desenvolvida. Descobertas relacionam a capacidade intelectual à flexibilidade relacional e treinos relacionais têm se mostrado úteis para aumentar o escore de indivíduos em testes tradicionais de inteligência. O objetivo deste estudo é investigar mais profundamente os efeitos de um treino relacional, tanto para a inteligência quanto para o raciocínio analógico de 12 crianças de seis anos de idade. Adicionalmente, visam-se correlacionar os dados obtidos por meio dos testes de raciocínio analógico e inteligência com as médias escolares dessas crianças. Possíveis ganhos imediatos e tardios também serão monitorados, uma vez que os participantes serão avaliados logo após o término da intervenção e um ano após esse momento. Os benefícios gerados por estudos sobre a intervenção direta na inteligência vão além dos participantes das pesquisas, visto que os resultados podem significar novas esperanças para indivíduos com necessidades especiais.

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