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Calibração de túnel de vento de camada limite atmosférica: aplicações em arquitetura e urbanismo

Processo: 14/26769-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Denise Helena Silva Duarte
Beneficiário:Bruna Dallaverde de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura e urbanismo   Conforto ambiental   Ventilação natural   Camada limite atmosférica   Calibração   Escoamento   Delineamento experimental   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calibração de Túnel de Vento | conforto ambiental | Eficiência Energética | Túnel de Vento em Arquitetura e Urbanismo | ventilação natural | Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Esta pesquisa de iniciação científica insere-se no projeto em andamento "Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica. Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo e aplicações potenciais em outras áreas do conhecimento", processo 2013.1.22948.1.0, com vigência de setembro de 2013 a setembro de 2016, aprovado na Chamada Ampliação e Melhoramento da Infraestrutura de Pesquisa do Programa de Incentivo à Pesquisa INFRA-USP 2012-2013, Grupo B, destinado a apoiar a criação de centros de instrumentação multiusuários e core facilities1. O projeto é coordenado pela Prof. Dra. Denise Duarte e, com os recursos liberados até o momento estão sendo adquiridos instrumentos e insumos para pesquisa no túnel de vento, já construído na FAUUSP, numa parceria LABAUT - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética /LAME - Laboratório de Modelos e Ensaios2. O objeto desta pesquisa é a calibração do túnel de vento de camada limite atmosférica da FAUUSP. O objetivo é calibrar o túnel de vento com a caracterização do escoamento na câmara de ensaio e a determinação experimental das perdas de carga ao longo do mesmo, a fim de aperfeiçoá-lo para a realização de futuros ensaios. O método proposto inclui o levantamento bibliográfico e normativo, a caracterização do túnel através de diferentes experimentos e a aplicação de estratégias para refinar o funcionamento do equipamento, visando à maior precisão dos ensaios. Como parâmetro de avaliação serão utilizados critérios pré-estabelecidos e extraídos de referências normativas, tais como ANSI/ASHRAE Standard 55-2013, AMCA Standard 203-90 e Eurocódigo.

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