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Piero Sanpaolesi: história, ensino e projeto de restauração arquitetônica na escola florentina

Processo: 15/02022-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Regina Andrade Tirello
Beneficiário:Pedro Murilo Gonçalves de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/00832-7 - Piero Sanpaolesi e o debate sobre os critérios de restauração arquitetônica no pós-guerra italiano, BE.EP.DR
Assunto(s):Preservação arquitetônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnóstica | Escola florentina | Manualidade | Operatividade | Piero Sanpaolesi | Restauração arquitetônica | Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a Restauração arquitetônica como atividade projetual, relacionando-a às dificuldades e limitações da Arquitetura e Urbanismo relativas à aplicação das exigências metodológicas de compreensão da história contruída e de reconhecimento da materialidade dos bens culturais. Enfatiza-se a análise das premissas conceituais desenvolvidas experimentalmente por Piero Sanpaolesi, principal nome da chamada "Escola de Florença" que, no pós-guerra italiano, colaborou substancialmente para as discussões e o desenvolvimento da Restauração como ciência da conservação. Por meio da investigação dos princípios metodológicos de "operatividade", "manualidade" e "diagnóstica", desenvolvidos pelo historiador, arquiteto e professor, busca-se restabelecer a formulação gradual de um método multidisciplinar, que procura reunir as instâncias do conhecimento geral e de natureza criativa do projeto em valorização da formação integral dos arquitetos diante da responsabilidade das intervenções no patrimônio arquitetônico. Com estes estudos, também relacionados a avaliações da casuística nacional, pretende-se refletir sobre a qualidade metodológica dos projetos contemporâneos de restauração, além de se lançar luzes para a compreensão de uma complexa fase das discussões da disciplina da Restauração. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Pedro Murilo Gonçalves de. O canteiro como laboratório da história: Piero Sanpaolesi, o seu tempo e o ideal do arquiteto restaurador. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.