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Virada coreográfica: um estudo sobre iniciativas de vanguarda da dança nos anos de 1950 e de 1960

Processo: 15/05934-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Karina Campos de Almeida
Supervisor: Lynn Garafola
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/02781-0 - Entre - territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição, BP.DR
Assunto(s):Coreografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:composição coreográfica | coreografia | Dança Contemporânea | processo criativo | Composição coreográfica

Resumo

A presente pesquisa de doutorado, em andamento, visa investigar em que medida a composição em dança pode ser expandida através do diálogo com práticas provenientes de outras formas de arte. Adotando um trabalho teórico-prático, apresenta-se como estudo de caso algumas práticas composicionais exploradas por três diferentes artistas: o cineasta Sergei Eisenstein, o compositor John Cage e o pintor Wassily Kandinsky. Apresenta-se aqui, uma proposta de trabalho para ser desenvolvida durante a estadia de seis meses no Barnard College Department of Dance, Columbia University (EUA). Este intercâmbio visa preencher uma troca científica, considerando um contexto histórico específico: Uma virada coreográfica, que ocorreu nos anos de 1950 e de 1960. Mais especificamente, a partir do início dos anos 1950 em diante, tem sido possível identificar muitas mudanças, não apenas na dança mas também em outros campos das artes, no que se refere ao entendimento do corpo e também noções específicas relacionadas à ele, tais como corporalidade, efemeridade e performatividade. Os termos coreografia e coreógrafo adquiriram outros significados devido à ideia de processo criativo colaborativo, que incentivou os artistas a repensarem as hierarquias entre corpo e espaço-tempo, dança e espectador, dançarino e coreógrafo, etc. Tendo isso em mente, esse projeto de estágio e pesquisa visa estudar de que modo essas iniciativas vanguardistas ampliaram as possibilidades de criação de dança. Para tanto, pretende-se analisar as práticas de alguns artistas relacionados à Judson Dance Theater, questionando em que medida noções como "partitura" e "tarefas" ampliaram o trabalho com a estrutura e os elementos composicionais de uma dança. Este enquadramento foi adotado a fim de refinar o corpus teórico da tese em processo. (AU)

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