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Consistência das escolhas do consumidor como resultado variação na quantidade de informação no ambiente de decisão

Processo: 15/03862-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Afonso Mazzon
Beneficiário:Luis Eduardo Pilli
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21771-0 - Consistência das escolhas do consumidor como resultado variação na quantidade de informação no ambiente de decisão, BE.EP.DR
Assunto(s):Comportamento do consumidor   Comportamento de escolha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento do consumidor | Consistência da escolha | Decisão comportamental | Julgamento e decisão | Comportamento do Consumidor

Resumo

O comportamento do consumidor é uma área do conhecimento que recebe contribuições de diversas ciências, como economia, marketing e psicologia, entre outras. Os estudos interdisciplinares sobre julgamento e decisão, no contexto de comportamento do consumidor, se interessam pela forma como o consumidor processa informações e realiza julgamentos que resultam em escolhas. A teoria econômica do consumidor é desenvolvida a partir de um conjunto de axiomas que asseguram o processo de maximização de utilidade esperada. Seguindo esta tradição, as preferências do indivíduo são estáveis e se manifestam em suas escolhas. Em contrapartida, a tradição psicológica, de teorias descritivas, defende que limites cognitivos da mente humana previnem a maximização postulada pela teoria de utilidade esperada, e identifica processos mentais envolvidos no julgamento e decisão, definindo que as preferências são construídas durante a tarefa de decisão sob influência do contexto. Por sua vez, estudiosos que desenvolvem modelos estatísticos de escolha, tanto descritivos como preditivos, entendem as escolhas como dados observáveis que revelam estruturas de preferências latentes. Essa tradição não se preocupa, a princípio, com processos psicológicos envolvidos na decisão. Assim, o objetivo deste projeto de doutorado é, a partir da contribuição das três tradições, estudar a influência da quantidade de informação sobre o processo de decisão. Das duas primeiras tradições (a econômica e a psicológica) são utilizados os elementos teóricos que permitem a previsão dos efeitos procurados. Da terceira tradição, são utilizadas as técnicas e modelos estatísticos que permitem o estudo empírico do tema em tela. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PILLI, Luis Eduardo. Escolhas baseadas em múltiplos objetivos: a evolução do homo economicus ao homo aptabilis. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.