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Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da educação matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados

Processo: 15/04698-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ole Skovsmose
Beneficiário:Guilherme Henrique Gomes da Silva
Supervisor: Arthur B. Powell
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Rutgers The State University of New Jersey, Newark, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/05584-3 - Equidade no acesso ao ensino superior: o papel da Educação Matemática frente às ações afirmativas para grupos sub-representados, BP.DR
Assunto(s):Educação matemática   Ensino superior   Equidade   Ações afirmativas (política)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | educação matemática | Ensino Superior | Eqüidade | Educação Matemática

Resumo

O projeto de realização de um estágio no exterior faz parte de uma pesquisa de doutorado que está em andamento que busca discutir as políticas de ações afirmativas com referência à educação matemática, identificando não apenas desafios educacionais de uma forma geral, mas também questões relacionadas à educação matemática demandas por tais políticas. O objetivo principal é refletir sobre atividades pedagógicas desenvolvidas em universidades federais brasileiras que poderiam contribuir na permanência e no progresso de estudantes beneficiados por políticas de ações afirmativas de cursos da área das ciências exatas. Como parte desta pesquisa, vou realizar um estágio de doutoramento na Rutgers University, em Newark, Estados Unidos. Esta universidade é uma das principais do Estado de New Jersey e possui uma ampla diversidade em seu corpo estudantil em termos raciais e sociais. Além disso, os Estados Unidos foi um dos primeiros países a institucionalizar políticas afirmativas para o acesso de grupos minoritários no ensino superior, em meados da década de 1960. Neste sentido, meu objetivo com este estágio é conhecer mais profundamente estas políticas no contexto americano, além de entrevistar docentes e estudantes de cursos da área das ciências exatas da Rutgers University, com o intuito de identificar as principais estratégias que contribuíram com a permanência de estudantes de grupos minoritários nestes cursos. Além disso, este estágio contribuirá com a análise dos dados que já coletei no Brasil, permitindo novas reflexões e possibilidades de exploração do tema. (AU)

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