Busca avançada
Ano de início
Entree

Será que meus cliques no joelho são importantes? um estudo longitudinal do declínio funcional com base na presença da crepitação: dados da "Osteoarthritis Iniative"

Processo: 15/10631-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Marcella Ferraz Pazzinatto
Supervisor no Exterior: Evangelos Pappas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Sydney, Austrália  
Vinculado à bolsa:14/10839-0 - Influência da dor em parâmetros eletromiográficos no domínio do tempo e da frequência em portadores da síndrome da dor femoropatelar durante subida de escada, BP.MS
Assunto(s):Fisioterapia   Exame físico   Osteoartrite   Joelho   Qualidade de vida

Resumo

A osteoartrite (OA) de joelho é uma das principais causas de incapacidade funcional, cerca de 80% dos pacientes com OA têm limitação de movimento. O diagnóstico da OA de joelho pode ser feito considerando sinais e sintomas. Portanto, a avaliação clínica minuciosa por si só, pode fornecer um diagnóstico confiável, sem precisar de um exame radiográfico. A crepitação em associação com OA de joelho é definida como um rangido durante o movimento articular. Como a presença de crepitação no joelho é um dos seis critérios utilizados para o diagnóstico clínico da OA, é importante compreender se a presença de crepitação está associada com a capacidade funcional em pessoas com OA de joelho. Como teste para crepitação é rápido e fácil em um ambiente clínico, os resultados deste estudo irão fornecer informações importantes para os médicos que estudam pacientes com OA ou aqueles que estão em alto risco de desenvolver OA de joelho. No entanto, apenas um estudo longitudinal pode determinar se a presença de crepitação joelho está associada com um declínio funcional mais rápido ou associada com o desenvolvimento de OA de joelho. Este estudo será realizado utilizando o banco de dados "Osteoarthritis Initiative" (OAI). Os dados longitudinais (4 anos) de todos os participantes com OA de joelho bilateralmente serão analisados, os quais serão definidos como tendo osteófitos em radiografias. As variáveis serão: crepitação no joelho, os questionários Short Form Health Survey (SF-12), Knee injury and Osteoarthritis Outcome Score subescala de função, esporte e atividade recreacional e subescala de qualidade de vida (KOOS-FSR), Western Ontario and McMaster Universities (WOMAC) subescala de deficiência e subescala de dor, escala Kellgren-Lawrence (K-L), teste de caminhada de 20 metros e força isométrica de flexão e extensão do joelho, e também a ocorrência de artroplastia total de joelho (ATJ). Uma Análise Multivariada de Co-variância (MANCOVA) mista será realizada para a comparação de variáveis globais (ou seja, SF-12, KOOS função, esportes e atividades recreativas, KOOS de qualidade de vida e teste de caminhada de 20 metros) e variáveis específicas (WOMAC dor, WOMAC incapacidade, escala K-L, ocorrência ATJ e força isométrica) entre os grupos e em diferentes cronogramas de cada grupo (linha de base, 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos de acompanhamento). Gênero, idade e IMC serão usados como co-variáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; FARIA, NATHALIE CLARA; SIMIC, MILENA; FERREIRA, PAULO HENRIQUE; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS; PAPPAS, EVANGELOS. What are the clinical implications of knee crepitus to individuals with knee osteoarthritis? An observational study with data from the Osteoarthritis Initiative. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 23, n. 6, p. 491-496, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS; PAPPAS, EVANGELOS. Knee crepitus is not associated with the occurrence of total knee replacement in knee osteoarthritis - a longitudinal study with data from the Osteoarthritis Initiative. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 23, n. 4, p. 329-336, JUL-AUG 2019. Citações Web of Science: 1.
PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; FERREIRA, AMANDA SCHENATTO; WAITEMAN, MARINA CABRAL; PAPPAS, EVANGELOS; MAGALHAES, FERNANDO HENRIQUE; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. Patellar Tendon Reflex and Vastus Medialis Hoffmann Reflex Are Down Regulated and Correlated in Women With Patellofemoral Pain. ARCHIVES OF PHYSICAL MEDICINE AND REHABILITATION, v. 100, n. 3, p. 514-519, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.