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Política educacional dos Estados Unidos: mudanças institucionais no ensino médio e sua influência no Brasil

Processo: 15/06307-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Nora Rut Krawczyk
Beneficiário:Nora Rut Krawczyk
Pesquisador Anfitrião: Steve Klees
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Maryland, College Park, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino médio   Organização escolar   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Gestão Escolar | Organização Do Sistema Educacional | Organização Escolar | política educacional | Reforma Educacional Norte-Americana | Política Educacional

Resumo

O projeto de pesquisa no exterior, para realizar um pós-doutorado, que aqui se apresenta terá como objeto de estudo mudanças institucionais no ensino médio (high school) dos Estados Unidos e as influências que essas mudanças exercem nas propostas de reforma educacional no Brasil. O projeto faz parte da linha de pesquisa Educação e Regulação Social, que junto com outros colegas, venho desenvolvendo no Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Educação (GPPE), da Faculdade de Educação/Unicamp. Também está vinculado a um conjunto de preocupações compartilhadas no Grupo Interinstitucional Ensino Médio em Pesquisa (EMpesquisa), que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras.Vem sendo divulgado no Brasil, - através de publicações, fóruns, palestras, etc -, políticas que foram implementadas nos Estados Unidos e que mudam bastante as relações entre o Estado, as escolas e a sociedade, tais como: mudança na gestão de escolas públicas (escolas charter), mudanças na forma de remuneração docente (remuneração variável) e implementação de padrões curriculares (Common Core). São publicações divulgadas e eventos realizados por fundações empresariais, que se apoiam em pesquisas que procuram oferecer evidências da eficiência dessas políticas. Essas avaliações e papers são concebidas com base em pesquisas originadas, na sua maioria, no âmbito da economia de vertente neoclássica, referencial para políticas educacionais que tem predominado nos últimos 30 anos. A divulgação dessa produção acontece ao mesmo tempo em que várias dessas políticas já estão sendo implantadas em escolas públicas de diferentes estados, sob orientação de consultorias privadas. Paralelamente, tramitam no Congresso Projetos de Lei que mudam, entre outras coisas, a organização do ensino. E, ademais, está em discussão no País a definição de uma Base Nacional Comum do Currículo para o Ensino Básico. Essas medidas introduzem novas formas de gestão do ensino, afetando o trabalho pedagógico e as relações de poder no sistema educacional. Afetam também as trajetórias escolares dos estudantes e as condições de trabalho docente, bem como o comportamento das famílias. A justificativa é a flexibilização da oferta e a eficiência do sistema educacional.Já que a atual configuração do sistema educacional dos Estados Unidos tem sido apresentada como principal modelo das mudanças em fase de implantação (ou discussão) no sistema de ensino brasileiro, é necessário estudar a realidade institucional das escolas dos Estados Unidos, como propõe o presente projeto de pós-doutorado, detalhado nas páginas seguintes. Há muito ainda por conhecer neste campo para que se possa ampliar e qualificar o debate no Brasil. (AU)

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