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Pesquisa de campo em rituais do candomblé: um processo artístico no eixo co-habitar com a fonte do método BPI visando construir as bases para uma criação cênica

Processo: 14/18828-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Larissa Sato Turtelli
Beneficiário:Juliana Magalhães Machado Pedroso
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão corporal   Bailarino-Pesquisador-Intérprete   Intérpretes   Bailarinos   Dançarinos   Candomblé
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dança Brasileira | Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) | Pesquisa de Campo | Dança Brasileira

Resumo

Esse projeto de pesquisa em dança pretende desenvolver um processo artístico a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) com enfoque no seu eixo Co-habitar com a Fonte. O núcleo das experiências nesse eixo são as pesquisas de campo, quando o bailarino sai do espaço da sala de aula e entra em contato com o corpo que pretende pesquisar dentro do contexto deste. Nesse projeto pretende-se realizar as pesquisas de campo em rituais de Candomblé na cidade de São Paulo e Cachoeira, interior da Bahia. As pesquisas de campo no método BPI são realizadas através de todo o corpo do pesquisador, procurando-se uma apreensão sensível dos gestos, movimentações, falas, cheiros, temperaturas e demais elementos presentes no campo de pesquisa. Após as pesquisas de campo serão realizados Laboratórios Dirigidos dentro do método BPI, chamados de dojos, nos quais se buscará deflagrar o que foi mobilizado no corpo da pesquisadora a partir do seu Co-habitar com a Fonte. Serão realizados registros escritos sobre cada dia de pesquisa de campo, os Diários de Campo, bem como sobre cada dia de laboratório, os Diários de Dojo. Os registros serão analisados ao final da pesquisa buscando-se evidenciar a relação entre o que foi vivenciado na pesquisa de campo realizada e o que emergiu no corpo da pesquisadora nos laboratórios dirigidos. Espera-se com essa pesquisa construir as bases para uma criação cênica.

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