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Influência da mídia digital instrucional como meio auxiliar de orientação da ativação e higienização dos aparelhos expansores fixos com parafuso

Processo: 15/07609-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Daniela Gamba Garib Carreira
Beneficiário:Thaís Yumi Ueda
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde bucal   Higiene bucal   Mídia digital   Higienização   Aparelho ortodôntico fixo   Webcasts   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:higiene bucal | Técnica de expansão palatina | Webcasts | Educação em saúde bucal

Resumo

Observa-se graus variados de dificuldade dos pacientes e seus respectivos responsáveis em ativar e higienizar os expansores fixos com parafuso, mesmo após receberem as orientações verbais dos ortodontistas na consulta de instalação do aparelho. Objetivo: Avaliar a efetividade de um vídeo instrucional como meio auxiliar na orientação da ativação e higienização do expansor ortopédico maxilar Hyrax. Material e métodos: A amostra do estudo será composta por 30 pacientes que serão submetidos à instalação do expansor fixo com parafuso do tipo Hyrax. Os pacientes serão aleatoriamente e igualmente divididos em dois grupos de estudo. O Grupo 1 consistirá de pacientes e responsáveis que assistirão à mídia digital instrucional, logo após a realização da orientação verbal pelo Ortodontista de como ativar e higienizar o aparelho expansor fixo com parafuso. O Grupo 2 será composto por participantes que serão apenas orientados verbalmente pelo profissional, porém, não terão acesso ao vídeo. Na consulta ortodôntica seguinte ao período de ativação do expansor, os responsáveis dos pacientes serão submetidos à aplicação de um questionário contendo 14 questões de múltipla escolha, o qual avaliará o desempenho dos mesmos durante as ativações do parafuso. Os pacientes de ambos os grupos serão submetidos a uma avaliação da higiene bucal anteriormente e posteriormente a instalação do expansor. Para fins de comparação entre os dois grupos, serão utilizados os testes não paramétricos de Fisher e de Mann-Whitney, a um nível de significância de 5% (p<0,05). A hipótese esperada é de que o vídeo instrucional reduza as dificuldades no manuseio do aparelho pelos pais/responsáveis e motive a higienização dos pacientes.

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