Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de reator anaeróbio compartimentado no processamento de vinhaça de cana-de-açúcar para a produção de metano

Processo: 14/19561-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo Cleto Pires
Beneficiário:Vinicius Masquetti da Conceição
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Vinhaça   Cana-de-açúcar   Reatores anaeróbios   Tratamento de efluentes industriais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carga orgânica volumétrica | Produção de metano | reator anaeróbio compartimentado | Taxa de recirculação | Vinhaça de cana-de-açúcar | Tratamento de efluentes industriais

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo, estudar a diversidade microbiana de reator anaeróbio compartimentado (RAC), empregado no processamento de vinhaça de cana-de-açúcar para a produção de metano, submetido a diferentes cargas orgânicas associadas a taxas de recirculação. Será utilizado um reator compartimentado composto por quatro câmaras com capacidade de 5 L cada, totalizando um volume de 20 L. Inicialmente será realizada a caracterização físico-química da vinhaça in natura a ser utilizada no trabalho. Posteriormente, o reator RAC será operado sem a recirculação do efluente e após, com uma taxa de recirculação de 200 %, que constituirão as etapas I e II da pesquisa, respectivamente. Também serão estudadas as cargas orgânicas volumétricas (COV) de 2,5; 3,5 e 5,0 Kg DQO/m³.d associadas às taxas de recirculação em cada etapa (Fase I, II e III). Após a obtenção de cada carga orgânica estipulada (Fases I, II e III), serão realizados ensaios para a determinação de parâmetros físico-químicos, quantificação do biogás produzido, atividade metanogênica especifica (AME), análise microscópica (MEV) e de biologia molecular (PCR e DGGE), para o monitoramento da biomassa. Será realizada também ao final do trabalho (etapa III), uma avaliação preliminar de custos envolvidos na implantação dos procedimentos estudados para a etapa que apresentar melhores resultados em termos de produção de metano. Espera-se alcançar resultados referentes à influência das taxas hidráulicas e carregamento orgânico sobre a dinâmica da população microbiana envolvida na digestão anaeróbia da vinhaça por meio de reator RAC, para o entendimento das possíveis correlações que possam existir entre os parâmetros operacionais e o desempenho do reator na produção de gás metano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CONCEICAO, VINICIUS MASQUETTI; POZZI, ELOISA; SAKAMOTO, ISABEL KIMIKO; MOTTERAN, FABRICIO; PIRES, EDUARDO CLETO. Effect of Organic Loading Rate on the Microbial Community in Anaerobic Chambered Reactor Processing Ethanol Distillery Vinasse. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 232, n. 12, . (14/19561-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONCEIÇÃO, Vinicius Masquetti da. Reator anaeróbio serial (RAS) aplicado no processamento de vinhaça de cana-de-açúcar. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.