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Avaliação do impacto de estratégias de marketing social utilizadas em uma intervenção no ambiente alimentar, sobre a aquisição de alimentos saudáveis em pequenos comércios do município de Santos

Processo: 15/02311-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paula Andrea Martins
Beneficiário:Renata Fagundes Lopes
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing social   Epidemiologia nutricional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambiente nutricional | intervenção nutricional | Marketing social | Epidemiologia nutricional

Resumo

O consumo de alimentos de baixa qualidade nutricional em grande quantidade é um panorama atual, englobando aspectos sociais, individuais, econômicos e culturais. A intervenção nutricional no ambiente destinada a melhorar a disponibilidade de alimentos saudáveis em regiões urbanas tem sido apontada como uma estratégia promissora e sustentável. Será testada a adaptação da metodologia utilizada em estudos de intervenção em pequenos comércios de alimentos em áreas de baixo nível socioeconômico, aplicada por grupo de pesquisa da Johns Hopkins University, com a utilização de marketing social entre as estratégias de ação. O objetivo desse estudo é avaliar o impacto de estratégias de marketing social utilizadas em um programa de intervenção em comércios de alimentos para promoção da alimentação saudável em uma população de baixo nível socioeconômico moradora na área urbana de Santos. Trata-se de um estudo prospectivo quase-experimental para comparar dados pré e pós-intervenção de dois grupos de comércios de alimentos, grupo intervenção (n=8) e um controle (n=8). Em cada comércio serão avaliados, por meio de entrevistas, as características socioeconômicas e o perfil de aquisição domiciliar de alimentos em 10 consumidores, completando uma amostra de n=160 indivíduos no total. O estudo será composto por três etapas: pesquisa formativa; implementação da intervenção; avaliação do impacto do marketing social da intervenção na aquisição dos alimentos. As mudanças no perfil de aquisição de alimentos serão avaliadas com o cálculo das diferenças entre o período pré e pós-intervenção e a comparação dessa diferença entre os grupos intervenção e controle. O efeito da exposição às ações de marketing social no impacto a intervenção será avaliado por meio de análise de regressão linear múltipla das mudanças no escore de aquisição de alimentos, comparando o grupo (intervenção e controle) e será ajustado por diferentes variáveis que medirão a exposição (obtidas da avaliação processual e do IEQ), além de variáveis demográficas. As variáveis de exposição (escores combinando alcance, dose oferecida e dose recebida e as variáveis de frequência de exposição às ações). Todas as análises utilizarão Statistical Package for the Social Sciences ® (SPSS), tendo como nível de significância o valor de 0,05. (AU)

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